SLOW LIFE

Fotografia Slow Life (lágrima 2)Já por diversas referimos a importância de viver uma vida sem atropelos e a necessidade que temos de ter propostas para um uso mais agradável do tempo. Em casa, no trabalho, nas relações e no ritmo interior, devemos procurar levar a vida com mais calma.

Temos que valorizar novamente o bem viver, o respeito pela natureza, pelos seres humanos.

Uma vida Slow é uma mistura:

  • de alimentação saudável, de preferência preparada em casa, com calma e cheia de afecto e sabor.
  • respeitar o tempo certo das coisas.
  • apreciar cada momento de forma intensa – estar presente de verdade.
  • olhar o céu, ver a vida passar, sentir o vento no rosto.
  • escrever cartas, trocar histórias.
  • não fazer nada.
  • trabalhar menos e melhor.
  • reconcertar-nos connosco mesmo.
  • viver mais.conversar com os amigos e pessoas queridas de verdade, bem longe dos telemóveis e mundo digital, apreciando e bebendo uma Lágrima do Mondego –bebida conventual cuja origem remonta à Idade Média.

Lágrima do Mondego – bebida de Coimbra, que recuperou o receituário e o método ancestral da região, sem adição de químicos. Para além do seu sabor inconfundível é facilmente reconhecível pela sua garrafa, sendo o exemplo acabado do frasco de perfume de Inês de Castro, e também pelo símbolo da Cindazunda, a bela filha de Hermenerico, Rei dos Suevos, por quem o Rei bárbaro dos Alanos se perdeu de amores, dando-lhe a vida eterna num cálice que simboliza a paz entre os dois Reinos unidos pelo casamento, fixado no Brasão de Coimbra até aos dias de hoje.

Lágrima do Rei – “Procura um posicionamento moderno e contemporâneo, com uma harmoniosa combinação de sabores e aromas, de ervas, especiarias aliadas ao aroma de 4 frutos.” “A lágrima do Rei, de 22º Gl, é límpido e claro, com sabor condimentado e suave, sendo ideal para consumo puro, frio com gelo, ou como base para excelentes misturas.”

Homenagem a 3 Reis que estão eternamente ligados a Coimbra:

  • D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal. Alguns historiadores defendem que este nasceu em Coimbra, não havendo certezas quanto ao facto, mas seguramente nesta está sepultado. Durante o seu Reinado elevou a cidade  a capital do Reino.
  • D. Dinis, marido da muito amada Rainha Isabel de Aragão, muito conhecida pelo milagre das Rosas. Homem culto e famoso trovador, foi o responsável pela criação da 1ª Universidade do País, que inicialmente foi instalada em Lisboa, mas foi posteriormente transferida por este para Coimbra em 1380.
  • D. Pedro que foi protagonista de uma das mais belas histórias de amor da História de Portugal.

Fotografi Slow Life (lágrima 3)

Lágrima da Rainha – “Harmoniosa combinação de sabores e aromas aliados a especiarias e flores, de teor alcoólico 20º GL, a Lágrima da Rainha, é límpido e âmbar claro, apresentando toques dos óleos das laranjas, base da sua produção. Pelo sabor suave, é ideal para consumo puro, frio, com gelo ou base para excelentes misturas.

A Lágrima da Rainha elaborada com flores e laranjas, deve o seu nome ao facto de originariamente estas frutas serem cultivadas nos campos das margens do Mondego, nos locais dos espaços históricos onde Pedro e Inês viveram a sua história de amor.

Também não podemos ignorar que por esses mesmos campos, no então Mosteiro de Santa-a-Clara-a-Velha, já se tinha passeado e recolhido, após a morte de D. Dinis, em 1325,  a Rainha Santa Isabel, que vestiu o hábito das Clarissas, sem fazer os votos, o que lhe permitiu manter a sua fortuna que pôs ao serviço dos mais necessitados. Do Convento, só saiu mais uma vez, pouco antes de morrer para evitar uma guerra entre o seu filho Afonso e o seu sobrinho neto Afonso XI de Castela, devido aos maus tratos a que este submetia a sua mulher D. Maria, filha do Rei português.

Fotografia Slow Life (lágrima)

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s