ARTESANATO

ABiblia1“O trabalho da joalharia artesanal é uma verdadeira arte milenar, que envolve dedicação, paciência e muito conhecimento”

Esta é uma arte de trabalhar os metais preciosos, mais especificamente o ouro e a prata. È uma arte bem antiga, havendo já referências a esta por volta de 2.500 a.c, onde foram encontrados sítios arqueológicos, no mar Egeu. No Egipto antigo já eram produzidos trabalhos de grande valor. Em Portugal, os adornos de ouro têm uma história longa.

Bem como outras técnicas artísticas, esta obedece a um processo:

O primeiro passo consiste em derreter a pepita de ouro e posteriormente condensá-la  num bloco. O ourives trabalha o bloco de ouro de uma forma similar ao escultor para isso realizando diversas actividades que vamos aqui expor de uma forma muito resumida:

  1. Martelagem – utilização de um martelo ou instrumento parecido para talhar o bloco, até atingir a forma desejada.
  2. Modelagem – É a técnica do refinamento de martelagem com a utilização de ferramentas e instrumentos com grande grau de precisão.
  3. Soldagem – Na confecção de jóias, por vezes é necessário soldar, os instrumentos utilizados são de grande precisão por se tratarem de peças pequenas.
  4. Refinamento – após a modelação é necessário aprimorar o trabalho, seguindo-se o polimento, cravação de pedras e diamantação.
  5. Técnica da cera derretida.

Hoje vamos dar a conhecer o trabalho de Paulo Marques, natural de uma zona do concelho de Cantanhede, Corticeiro de Cima, que dá origem à criação de um dos maiores centros de produção de ourivesaria de Portugal. Paulo começou a aprender a trabalhar o ouro após desistir da escola aos 13 anos.

Um dos seus projectos mais queridos foi a criação de uma peça de ourivesaria com características muito especiais. Consiste num relicário com colar de fio de manga com uma pequena Bíblia de capa rendilhada, que contem no seu interior, um versículo do Evangelho de São Mateus  e o rosto de Cristo, em prata, prata dourada ou bicolor. Esta é uma peça intemporal e 100% portuguesa desde o design, fabrico e até o próprio expositor. Existe também em versão amuleto. O próximo passo deste artista consiste em criar a mesma peça mas com a mensagem da Bíblia em língua inglesa, espanhola e italiana.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s