SLOW EDUCATION

Slow Education IVNum momento em que tanto se discute a educação, e em que vivemos momentos tão conturbados, a educação pode e deve assumir um papel determinante na nossa sociedade, e a Slow Education, sendo uma educação inteligente pode ter um papel fundamental na mudança de um paradigma que vem sendo demonstrado está esgotado.

A escola não deve ser uma linha de montagem, mas sim um local de aprendizagem, pois isso leva à consequência de que os alunos aprendem mas não compreendem. É importante encorajar os alunos a olhar para um problema ou situação e fazer perguntas que precisam de resposta. Os alunos podem então trabalhar em grupo e os professores trabalharem em equipa: em vez de caixas de salas de aulas, são precisos espaços abertos e maneiras de ligar temas que enriqueçam a aprendizagem.

Hoje vamos falar um pouco do ensino pré-escolar, e não se pense que este são conceitos novos, já Friedrich Froeber (fundador do primeiro Jardim de infância) , no século XIX defendeu que a actividade e brincadeira podem catapultar a aprendizagem. Este foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo como actividade pedagógica, tendo sido o pedagogo educacional mais completo do século XIX. (Em Portugal João de Deus incorpora, no seu método de ensino, as suas teorias). Mais tarde Maria Montessori defendeu as mesmas ideias.

O movimento que defende as slow schools e a slow education, acredita na capacidade dos professores que procuram uma aprendizagem em profundidade, mais do que alcançar objectivos estatísticos. É de vital importância a interacção entre o professor e o aluno, não esquecendo o envolvimento das famílias no processo educativo.

Tal como afirmava Michael Oakeshott, a aprendizagem não deve ser vista como “algo que se passa para ser recebido… mas é algo que deve ser definido como o cultivo da mente”. A qualidade da sintonia entre o professor e o aluno é fundamental e aí reside o coração do Slow School.

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