SLOW READING

Slow Reading IIAcalma o corpo, Mente Curiosa, Coração Aberto

Uma das melhores maneiras de participar do Slow Movement é ser amante de uma boa leitura. Hoje em dia, poucas pessoas perdem tempo a ler um livro por diversão. A leitura regular é muito benéfica: reeduca os níveis de stress, aumenta a criatividade, serve de inspiração e motivação, permite-nos divertir e rir, dá-nos perspectivas mais amplas e abre-nos a mente.

10 conselhos a seguir a quem quer aderir ao Slow Reading:

  1. Arranja tempo para ler: A leitura é um imenso prazer, conseguir tempo para uma leitura tranquilo terá efeitos benéficos a nível do stress e terás uma capacidade superior de concentração.
  2. Evita o paradoxo da escolha: Se tiveres 10.000 livros para ler no teu e-reader e em consequência disso nunca terminas de ler nenhum porque tens sempre outros para começar a ler é melhor olhares então para a tua biblioteca caseira e começa a ler um de cada vez.
  3. Começa com uma leitura leve: Muitas vezes somos tentados a começar a ler os grandes clássicos e o “Man Booker Prize” sem estarmos preparados para isso. Se a diferença for entre realizar uma leitura leve e não ler nada, começa com um livro que capte a tua atenção 30 minutos ou mais, mesmo que seja um “guilty pleasure”.
  4. Relê os teus livros favoritos: tanto faz que seja um livro infantil ou uma novela. Não é vergonha nenhuma reler os livros as vezes que te derem prazer, pois esta é uma maneira de descobrir novas perspectivas e assemelha-se ao reencontro com um velho amigo.
  5. Chegaste ao fim e dás-te conta de que perdeste algo importante: Podes optar por “ler alto” mentalmente para te voltares a concentrar, pois não é problema nenhum teres que voltar atrás na leitura. Se estás a ficar sonolento pára. E recomeça quando já não estiveres cansado.
  6. Aprender ou reaprender a retardar a leitura: Se estás habituado a estar on-line muito tempo, talvez já tenhas adquirido o hábito de fazer aquilo a que se costuma denominar “leitura scanning” (ou leitura em modo F), saltitando as palavras até identificares algo que aches importante. Foca-te na leitura de todas as linhas do texto e saboreia cada frase.
  7. Love Words: Selecciona palavras que gostes e ou não percebeste, anota-as e procura o seu verdadeiro significado- Saboreia grandes expressões (frases) que te digam algo ou que tenham impacto em ti.
  8. Switch off: Quando dedicar tempo à sua leitura, desliga o telemóvel e elimina quaisquer distracções. Foca-te numa só tarefa, a da leitura ao fazê-lo irás usufruir do teu tempo de leitura e relaxar.
  9. Desanuvia a mente: Antes de começar a ler, fecha os olhos e concentra-te, respira fundo e respira. Abre o teu livro e diverte-te.
  10. Lê acompanhado, junta-te a um Slow Reading Club: Enquanto para uns a leitura é um acto solitário, o Slow Reading Club Movement teve inicio para que as pessoas se possam divertir a ler na companhia umas das outras e fazer novos amigos. Podes juntar-te a um Clube já existente ou então criar um na tua zona de residência.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s