Artesanato

Ideia de fotografia - artesanatoO Artesanato nasce com a humanidade e isto porque o Homem  desde os primórdios  precisou de produzir bens utilitários bem como adornos.

Esta é uma produção de carácter familiar, caracterizando-se pelo facto de habitualmente o artesão possuir os meios de produção, trabalhar em família na sua própria casa e realiza todas as etapas da produção.

O artesanato pode ser erudito, popular, folclórico, sustentável e manifesta-se de várias formas  e revela usos, costumes e tradições de uma de uma dada região.

Com a Revolução Industrial, o artesanato sofreu uma forte desvalorização, no entanto nos nossos dias ele volta a ocupar um lugar de destaque. Continua na sua busca de elementos naturais, para poder desenvolver as suas criações: o barro, couro, pedra, folhas, ramos secos, etc. Cada região tem o seu artesanato conforme a natureza típica do local e das suas técnicas específicas.

Podemos afirmar com rigor que o artesanato é uma expressão de cultura da sociedade, de maneira que ao conhecer o artesanato de uma região estaremos a conhecer a sua história. Os produtos artesanais são verdadeiras obras de arte não existindo duas peças iguais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s